NOSSA
HISTÓRIA
Jeito Artesanal de Fazer as coisas!
A história da Salto de Forno começa quando Fábio, padeiro artesão e sócio da marca, atuava como cozinheiro e queria desenvolver uma receita para o restaurante em que trabalhava para aumentar a carta de sobremesas e utilizar o estoque de farinha de fubá que era pouco explorado, ele então pensou em transformar o tradicional brownie de chocolate em um brownie de fubá. Após alguns testes não satisfatórios e falta de incentivo, acabou deixando a ideia de lado. Foi também nesse restaurante que ele teve seu primeiro contato com fermentação natural e começou a desenvolver suas próprias receitas de pão.
Alguns meses depois, quando já não trabalhava no restaurante em questão, ele ainda não tinha desistido completamente da ideia e voltou a trabalhar na receita e a fazer testes em casa. Com a ajuda de amigos e professores, foi descobrindo os pontos a serem melhorados e possíveis meios para isso. Foi então que chegou ao Manauê com Chocolate Branco, que se assemelha ao Manuel da Bahia e ao próprio Manauê, receita que data do tempo do Brasil Colônia.
Como estava desempregado e precisando complementar a renda da casa, juntamente com seu marido Marcus, segundo sócio da marca, estudamos e elaboramos a identidade visual, possíveis embalagens e o nome da empresa. Decidimos por uma linguagem visual que transmitisse a simplicidade da lista de ingredientes dos produtos, embalagens que utilizassem essencialmente papel e marcassem a fabricação artesanal dos produtos, visando um produto mais sustentável, econômico e que demonstrasse o cuidado que cada pão e bolo é feito. Por fim, escolhemos o nome Salto de Forno, que é o fenômeno de crescimento da massa dentro do forno para atingir todo seu potencial.
Após tomar essas decisões iniciaram-se as vendas em um processo de testes. Ao longo dos primeiros meses as embalagens foram se alterando, se simplificando e a identidade da marca se formando. As receitas foram se moldando às necessidades e aos feedbacks dos primeiros clientes, com a finalidade de ter um produto melhor a cada fornada. Chegamos aos final do ano de 2019 com a marca amadurecida, criando visão do que nós gostaríamos que ela fosse, não apenas um alimento, mas uma experiência artesanal.
Atualmente trabalhamos com fornadas semanais sob encomendas e pedidos para eventos e afins.